Formação e Trabalho docente na EaD on-line
Com a globalização, mudanças espaço-temporal, e com a disseminação do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TDIC) foram ampliadas as ofertas de programas e educação à distância (EaD). Esse novo contexto implica um novo fazer docente e mudança na formação de professores, que se torna possível a partir da revisão dos contextos educativos formais e integração da TDIC ao currículo. (ALMEIDA, 2010)
Com a globalização, mudanças espaço-temporal, e com a disseminação do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TDIC) foram ampliadas as ofertas de programas e educação à distância (EaD). Esse novo contexto implica um novo fazer docente e mudança na formação de professores, que se torna possível a partir da revisão dos contextos educativos formais e integração da TDIC ao currículo. (ALMEIDA, 2010)
O
novo cenário de trabalho docente levanta dúvidas sobre a efetividade do currículo,
objetivos e metodologias convencionais, direcionando a uma reflexão acerca do trabalho
e formação do professor na cibercultura e como prepará-lo para atuar
nesse cenário. A tecnologia assume então, o papel de elemento estruturante do
pensamento, que deve ser integrado criticamente ao currículo, constituído em
ato, por professor e alunos, e que deve englobar conhecimentos científicos,
materiais didáticos, saberes docentes, afim de estruturar ferramentas para efetivar
contribuições ao processo educativo. (ALMEIDA, 2010)
As
TDIC como contribuintes para mudanças na educação entram nas escolas por
pensamentos nas tecnologias e permitem informatização do ensino, ou seja, substituição
do professor pelas maquinas, transmissão uniforme de conteúdos, proposição de
perguntas previamente programadas, e controle automático das respostas do aluno.
Pensando nisso, o professor da EaD deve resgatar
o sentido humano da profissão docente e utilizar as TDIC não apenas como
instrumento para formação, sem finalidades específicas, mas como apoio às suas
ações, pautadas na reflexão sobre a prática e na análise constante sobre a concretização da aprendizagem em ambiente
virtual. (ALMEIDA, 2010)
A
redefinição do papel do professor e alunos nesse contexto gera desafios como a
manutenção da relação entre a participação e permanência dos alunos (possível quando
o professor é capaz de envolver-se em um processo produtivo, suporte de
ferramentas, conceitos e signos), a não delimitação do trabalho do professor on-line
pela sala de aula que deixa de ter espaço e tempo definidos, ocasionando uma
ruptura entre tempo de trabalho e tempo livre. Além disso, a complexidade, perda
de institucionalização, expansão espaço temporal que envolvem a EaD exigem o desdobramento
do trabalho do professor por meio da criação de uma equipe multiprofissional (especialista
de conteúdo, pedagogo, técnico de web, programador, designer instrucional).(ALMEIDA,
2010)
Dessa forma, a formação do professor deve
criar condições para análise teórica sobre e domínio dessas tecnologias de modo
a proporcionar um manuseio confortável e permitindo que sejam identificadas suas
contribuições, que exista acompanhamento da construção do conhecimento pelo aluno,
ampliação seu universo cultural e se provoque transformações na didática pedagógica.
(ALMEIDA, 2010)
Mediante uma formação na práxis de reculturação, reestruturação e reorganização temporal pautada na mudança de concepções, valores, crenças e práticas, o trabalho docente on-line envolve domínio do conteúdo, das tecnologias em uso, do processo pedagógico, articulação desse conteúdo com a tecnologia, trabalho colaborativo, em coautoria, interação, reflexão e produção conjunta atitude de questionamento, diálogo e reflexão sobre sua própria ação. (ALMEIDA, 2010)
Mediante uma formação na práxis de reculturação, reestruturação e reorganização temporal pautada na mudança de concepções, valores, crenças e práticas, o trabalho docente on-line envolve domínio do conteúdo, das tecnologias em uso, do processo pedagógico, articulação desse conteúdo com a tecnologia, trabalho colaborativo, em coautoria, interação, reflexão e produção conjunta atitude de questionamento, diálogo e reflexão sobre sua própria ação. (ALMEIDA, 2010)
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Transformações no trabalho e na formação docente na educação à distância on-line. Em aberto. Brasília, v 23, n. 84, p.66-67.nov.2010. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1791/1354>
O E-MAIL E O BLOG: Interação e possibilidades pedagógicas.
Com o grande avanço tecnológico atualmente no mundo em que vivemos, hoje cada vez mais o indivíduo vem interagindo com essas novas tecnologias desde a mais tenra idade. Como cita a própria autora, “essas novas tecnologias tornaram-se parte integrante de nossas vidas, modificando pensamentos, atitudes, percepções e comportamentos, gerando novos letramentos”. (REIS, 2009)
Diante desses avanços a escola como instituição que proporciona saberes e uma das responsáveis para a preparação do indivíduo para a vida em sociedade, sendo assim necessita caminhar junto com as transformações da mesma. Portanto o professor em sua pratica docente tende a contribuir positivamente para essa função da escola, que é o de promover novos saberes. (REIS, 2009)
Segundo a autora, o professor enquanto mediador de conhecimento, deve usar dessas tecnologias como estratégia de aprendizagem, como forma de contribuição para a construção de novos conhecimentos. O crescimento da tecnologia facilita a interação do ser humano com a informação e o conhecimento. Portanto, o professor deve fazer uso dessa ferramenta como uma estratégia de aprendizagem, para mediar a informação e a construção do conhecimento. (REIS, 2009)
A autora aborda uma discussão de como utilizar-se desse recurso em sala de aula, uma vez que os conteúdos nem sempre são relativos às novas tecnologias, e se o professor pode usar dessa ferramenta tão presente na vida dos alunos atualmente sem um conhecimento amplo nessa área da informática. Levando em consideração esses levantamentos a mesma destaca dois importantes gêneros digitais que podem auxiliar na construção do conhecimento independentemente da disciplina ou do currículo, o e-mail e blog, ambos favorecem o compartilhamento de informações que podem auxiliar a construção do conhecimento. (REIS, 2009)
De acordo com o texto o estudante ao entrar na universidade, o mesmo se vê diante da situação de lidar com esse tipo de ferramenta, pois no ato da matricula é exigido que o futuro universitário possua um e-mail para se comunicar e trocar informações entre os demais colegas de classe e principalmente com o professor. (REIS, 2009)
A autora aborda uma discussão de como utilizar-se desse recurso em sala de aula, uma vez que os conteúdos nem sempre são relativos às novas tecnologias, e se o professor pode usar dessa ferramenta tão presente na vida dos alunos atualmente sem um conhecimento amplo nessa área da informática. Levando em consideração esses levantamentos a mesma destaca dois importantes gêneros digitais que podem auxiliar na construção do conhecimento independentemente da disciplina ou do currículo, o e-mail e blog, ambos favorecem o compartilhamento de informações que podem auxiliar a construção do conhecimento. (REIS, 2009)
De acordo com o texto o estudante ao entrar na universidade, o mesmo se vê diante da situação de lidar com esse tipo de ferramenta, pois no ato da matricula é exigido que o futuro universitário possua um e-mail para se comunicar e trocar informações entre os demais colegas de classe e principalmente com o professor. (REIS, 2009)
Analisando um pouco sobre o uso do fórum, o mesmo auxilia na discussão de um determinado assunto discutido anteriormente em sala de aula, pois não fica preso apenas ao que o professor discutiu e a opinião individual do aluno, através do fórum essa construção do conhecimento acontece coletivamente, ou seja, cada um colabora através de suas opiniões e questionamentos de um mesmo assunto. Contudo, quando é proposto trabalhar esse tipo de ferramenta ainda no ensino fundamental, o mesmo contribui para direcionar o desenvolvimento da aprendizagem coletivamente auxiliando principalmente para o futuro. (REIS, 2009)
Segundo a autora o computador e a internet faz parte do capital cultural da maioria dessa nova geração de estudantes, portanto permite que o professor crie possibilidades de acesso a esse novo mundo de forma a garantir mesmo aqueles que não tenham tanto acesso a se relacionar com esse meio de uma maneira que possibilite a construção do conhecimento e aprendizagem. O uso da informática como ferramenta contribui para que o professor possa construir juntamente com os alunos o conhecimento, auxiliando, portanto no processo de aprendizagem de cada sujeito da educação. (REIS, 2009)
REIS, Francisca das Chagas Soares. O E-MAIL E O BLOG: Interação e possibilidades pedagógicas. p. 99 – 110.
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